domingo, 19 de dezembro de 2010

TESTES COM LINUX EDUCACIONAL 4.0

Está disponível para testes a nova versão do Linux Educacional 4.0 a qual o MEC pretende utilizar nos laboratórios de informática PROInfo e Polo UAB.
 
O Projeto

Através de um convênio estabelecido entre o MEC e o C3SL, o projeto visa implementar a versão 4.0 do Linux Educacional. O objetivo principal é a pesquisa multidisciplinar nas áreas de software livre e informática na educação que tenha como resultados: (1) um protótipo de sistema operacional livre que maximize o desempenho de computadores escolares; e (2) um ambiente de aplicativos com interface adequada para o público escolar.

DOWNLOAD 
Linux_Educacional_4.0-desktop-i386.iso - 2.1Gb
http://www.c3sl.ufpr.br/le/


No Blog do pessoal do NTE/Roraima há um post passo-a-passo sobre como criar um pendrive butável com o LE4, uma vez q os computador dos pregões mais antigos da PROInfo vem com leitor de CD-Rom e não para DVD

POSTLinux Educacional 4.0: BOOTANDO pelo pendrive http://tecnico.univirr.com/2010/11/linux-educacional-40-bootando-pelo.html

domingo, 12 de dezembro de 2010

Linux Mandriva será adotado pelo MEC em escolas

 Esta é uma grande notícia para a Mandriva! O MEC (Ministério da Educação e Cultura), autoridade de educação do governo brasileiro, selecionou os computadores Classmate com processadores Intel operando com o sistema Mandriva Linux para uso educacional a nível nacional.

 
 
A Mandriva está trabalhando em parceria com a Positivo, fabricante do hardware, para oferecer esta solução de código aberto a qual auxiliará os professores a melhorarem a formação dos estudantes. Além disso, esta será uma das maiores implantações organizadas de Linux do mundo, com potencial para atingir 1,5 Milhões de unidades, e confirma o Linux como uma solução rentável, como um sistema operacional alternativo para computadores.

A decisão do governo brasileiro de escolher as soluções da Intel Learning Series (Linha de Aprendizagem da Intel) com o Mandriva Linux nos classmates reafirma o Linux como o sistema operacional preferível para o mercado global de educação, com o Mandriva sendo o líder no mercado Linux orientado à educação.

A edição brasileira do Mandriva é baseada na versão mais recente do Mandriva Linux para mini notebooks, a versão 2010, e foi adaptado para os computadores com processadores Intel com um lançador de aplicações exclusivo, que torna mais fácil o acesso às mais comumente necessárias aplicações de código aberto. A Positivo fabricará computadores classmate com processador Intel, que serão usados por professores, pais e alunos nas escolas brasileiras

FONTE
Mandriva e Classmate PC vão ser adotados pelo MEC nas escolas brasileiras
Manoel Pinho
pinho@uninet.com.br
http://br-linux.org/2010/mandriva-e-classmate-pc-vao-ser-adotados-pelo-mec-nas-escolas-brasileiras/
12-12-2010