quarta-feira, 22 de julho de 2009

Eclipse solar mais longo do século XXI


O eclipse solar total mais longo do século XXI nesta quarta-feira (22) mergulhará em completa escuridão a China e a Índia, os dois países mais povoados do planeta e onde os contos e as mitologias evocam este fenômeno tanto como o anúncio de bons augúrios como de maus presságios.

O astrofísico americano Fred Espenak definiu este eclipse do Sol como um fenômeno gigante, que poderá ser observado por nada mais nada menos que 2 bilhões de pessoas, um recorde na história da Humanidade.

A partir das 00h53 GMT - 06h23 na Índia-, a noite voltará a cair um pouco depois do amanhecer no estado de Gujarat (oeste).

Depois, a escuridão se irradiará por um corredor de 15.000 km de extensão e 200 km de largura, atravessando a Índia, o Nepal, o Butão, Bangladesh, Mianmar e China, e alcançando também as ilhas meridionais japonesas de Ryukyu.


Os eclipses solares totais acontecem
quando a Lua está alinhada entre a
Terra e o Sol, o que significa
que o astro-rei ficará oculto para
os habitantes de nosso
planeta que se encontrarem
à sombra da Lua


Os eclipses solares totais acontecem quando a Lua está alinhada entre a Terra e o Sol, o que significa que o astro-rei ficará oculto para os habitantes de nosso planeta que se encontrarem à sombra da Lua

"Será o eclipse mais longo do século. Nenhum de nós vivirá o suficiente para ver outro igual", afirmou, estusiasmado, Federico Borgmeyer, diretor da agência de viagens alemã Eclipse City.

O Sol ficará completamente bloqueado pela Lua durante seis minutos e 39 segundos em uma zona pouco habitada do Pacífico, um recorde de duração para um eclipse que só será quebrado em 2132.

A escuridão, no entanto, durará menos na Índia (entre três e quatro minutos) e em Xangai (cerca de cinco minutos).


FONTE
Eclipse solar mais longo do século XXI mergulhará a Ásia na escuridão
AFP
UOL - Ciência e Saúde
http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultnot/afp/2009/07/21/ult4430u758.jhtm
22/07/2009

Nenhum comentário: