segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Intel GMA500 no repositorio para Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat

Depois de muito tempo batendo a cabeça para resolver o problema para instalar o driver "poulsbo-driver" da placa de video Intel GMA500 no NetBook Acer Aspire One Ao751h, com a versão anterior (Ubuntu 10.04) não estava dando certo, finalmente hj depois de instalar o novo Ubuntu 10.10 a partir do zero, eu consegui:
- instalar o driver "poulsbo-driver" GMA500
- ajustar a resolução da tela do netbook (1366x768px),
- pluguei um monitor AOC 19" e configurei ele para aparecer como imagem estendida, com resolução de (1280x1024px) Tx de Renovação (60Hz)
 configuração do monitor do netBook (1366x768px)

 configuração monitor AOC 19" (1280x1024px) - estendido

tela anterior com Ubuntu 10.04, 
onde não funcionava direito o video

Ainda tem opção de girar a imagem do monitor estendido de ponta cabeça, para um datashow no teto por exemplo.

Bom, vamus por a mão na massa entaum:

1) adicione o endereço do repositorio 
# add-apt-repository ppa:gma500/ppa

2) limpe a lista de repositorios do sistema
# apt-get clean

3) atualize a nova lista do repositorio
# apt-get update

4) instale o pacote do driver
# apt-get install poulsbo-driver-2d poulsbo-driver-3d poulsbo-config libtool-doc autoconf gfortran gcj diffutils-doc java-gcj-compat


Agora vamos configurar o arq "xorg.conf", não é todo Ubuntu q traz este arquivo em suas ultimas versões, na Ubuntu 9.10, 10.04 e 10.10 no meu caso nenhuma deles trouxe.

Para resolver este problema, eu usei um LiveCD do Kurimin 7, ele mesmo o bom e velho Kurimin q já me tirou de varias enrrascadas


5) editar o arq "xorg.conf" e alterar os dados do novo driver
# vim /etc/X11/xorg.conf

==================

Section "Device"
        Identifier      "GMA500"
        Driver          "psb"
        Option          "IgnoreACPI" "true"
        Option          "MigrationHeuristic" "greedy"
EndSection

Section "DRI"
        Mode    0666
EndSection

============================

6) salvar o arquivo "xorg.conf"
:x

7) reinicie o netbook
# reboot


Agora sim da para assistir filme sem travar a tela, ver clipe de musica, youtube

Abraços

26 comentários:

Anônimo disse...

Kra eu ja tinha desistido de tentar arrumar este video e acabei instalando o Windows no netbook

mais vou tentar seguir seu passo-a-passo e voltar a usar o Ubuntu

gd abraço

Dario

Rodrigo Prestes disse...

Excelente!
Funcionou, e muito...
Muito obrigado pelo post!
Há tempos vinha brigando com o vídeo do meu Acer.

PASTOR LUCIO E REJANE ROCHA disse...

O script funcionou direitinho, como no ubuntu 10.04 também, mas como neste anterior, não roda video com nenhum programa, e não é problema de codecs. Pode me orientar o que pode estar ocorrendo?

HuDSON disse...

Ola Lucio

engraçado no meu o script nao funcionaou no Ubuntu 10.04, só rodou certo no Ubuntu 10.10

qt ao filme eu tb estou enfrentando o mesmo problema, nao roda filme.avi de jeito nenhum. E realmente nao é codec, eu baixei o w32codecs.deb e o libdvdcss2.deb e instalei direto no Ubuntu, nem assim resolvel

Eu to começando a achar q é alguma configuracao no xorg.conf

Caso vc tenha sucesso me de um retorno. Se eu resover o proplema eu aviso tb

abraço!

Hudson

Unknown disse...

Olá pessoal. Realmente não é problema de codecs. O xv não funciona no Ubuntu com estes drivers, logo não é possível ver vídeo com este output. Instalem o mplayer e corram vídeos da seguinte forma: mplayer -vo vaapi -va vaapi filename.avi

Cumprimentos de Portugal,
Burn

HuDSON disse...

ola Burn

deu certo rodar o filme.avi via codigo fonte

$ mplayer -vo vaapi -va vaapi tropa-de-elite-2.avi

porem tive q instalar o pacote "libva" pelo Synaptic

Alguem sabe como rodar o video .avi sem ser pelo codigo fonte?

Hudson

Unknown disse...

olá, eu baixei o driver do gma500 no site da intel, mas não consigo instalar, está como tar.gz

http://downloadcenter.intel.com/SearchResult.aspx?lang=por&ProductFamily=Gr%C3%A1fico&ProductLine=Controladoras+gr%C3%A1ficas+para+laptop&ProductProduct=Acelerador+de+m%C3%ADdia+gr%C3%A1fica+Intel%C2%AE+500

alguém pode ajudar??

HuDSON disse...

Encontrei uma solucao paliativa p n usar o mplayer atravez do codigo fonte

instalem o programa Miro, q é p assistir TV e Radio online, nao sei qual foi a magica kkkk mais com o programa gnome-mplayer abriu o filme tropa-elite2.avi

vivaaaaaa

massss, como sempre da p complicar... qd foi abrir outro filme duplado, ele simplesmente nao abre o audio em Portugues, só em English, mexi nas configuracoes e nada.

o aplicativo smplayer ate q me mostra a opcao de alternar os idiomas, porem nao funciona, ele da uma palsa no video e volta com idioma English

Por desencargo de consciencia eu peguei o mesmo filme dublado e abri em outro notebook com o Kubuntu 10.10, nesse sim abriu o idioma Portugues

Unknown disse...

Eu ja instalei o driver baixado na intel, e não mudou nada no meu net., a principio instalou direitinho.

HuDSON disse...

ola MMSK

no site do Ubuntu-BR tem um tutorial q ensina como se faz esta instalacao, desde a descompactacao, instalacao e compilacao

porem os passos sao muito estensos, eu desisti no metade

sugiro q vc use a solucao q coloquei aki no Blog,
- adicionar o repositorio na sources.list
- instalar GMA500 por apt-get

talvez vc tenha alguma dificuldade de encontrar o arquivo xorg.conf, mas ainda é a melhor solucao q eu ja vi ate hj

abraços

Hudson

HuDSON disse...

VIDEO .AVI ( RESOLVIDO )

a solucao é tão simples q lembra as configurações do Ruindows...

1- instale o aplicativo SMPlayer
# apt-get install smplayer

2- configuracao da saida de video
menu Opções / Preferências / Geral / Vídeo
Output driver = XV mude para X11

agora é só assistir seus filme.avi dublado com video e audio em Portugues

abraços

Hudson

Unknown disse...

lega cara, deu certo!!vlw!!
vc sabe como fazer rodar videos do you tube com tela cheia e fazer a webcam aparecer?
obrigado

HuDSON disse...

Caro MMSK

Quanto ao video em tela cheia do youtube, eu testei tanto no Netbook (Ubuntu 10.10) quanto no Notebook (Kubuntu 10.10), em ambos funcionarão o video em tela cheira da Lady Gaga - Alejandro .

Inclusive filme em .avi estão passando em tela cheia. Finalmente neh! kkkk

Da uma olhado se o video q vc esta assistindo nao tem uma resolução de tela muito pequena.

[]'s

Hudson

Anônimo disse...

olá, nao consegui editar o arquivo do ultimo passo. nao tenho o cd de instalacao nem tao pouco driver para ler tal midia. como posso proceder? obrigado

HuDSON disse...

Logan

a unica forma q eu posso te ajudar agora e lhe enviando o meu arquivo xorg.conf

antes de usa-lo, confira a expecificação do seu netbook para ver se bate com o meu

Netbook Acer Aspire One Ao751h-1894

caso for igual ao seu, baixe o xorg.conf deste link:
http://my.icloud.com/hudsonss/public/pasta_publica/xorg.conf.zip

me da um retorno depois p ver se deu certo?

abraço

Hudson

Unknown disse...

Caro Amigo,

Tenho um netbook Acer 751h. Instalei o Ubuntu 10.10 hoje. Alguns podem considerar uma brutalidade.

Como todo mundo que tem essa maquininha e instala o Ubunto, esbarrei na falta de solução trivial ao problema de resolução e aceleração de vídeo. Como já tinha instalado outras versões do Ubuntu eu sabia que não seria tanta moleza com o 10.10.

O caminha das pedras: a internet.

Os obreiros: Os velhos amigos dos blogs.

Segui cada passo orientado por ti e pronto. Tudo deu certo!

Um forte abraço.
Launé.
São Luís - MA.

HuDSON disse...

ola Launé

é deste tipo de pessoas que estao dispostas q ajudar os outros e tb aqueles q nao se sentem inferiorizado em pedir ajuda que o mundo precisa

se a metade das pessoas q utilizam o S.O. "Janelinhas" tive-se esta mentalidade a Ciência da Computação seria muiiiiito mais desenvolvida

abraços

Hudson

Unknown disse...

Seu tuto foi o mais fácil e mais objetivo que encontrei! Muito obrigado!

Anônimo disse...

O tuto é excelente!!!
Só gostaria de informar que se executar no gnome-terminal:

mplayer -vo vaapi -va vaapi

uma parte do vídeo pode ficar falhando na reprodução.
Acho que isso é por causa das saidas constantes de textos no terminal, pois se redirecionarmos a saida padrão:

mplayer -vo vaapi -va vaapi > info.txt

isso não ocorre. Interessante...
Rodei o vídeo Vidas Selvagens.wmv (que vem com o Windows 7) usando os parâmetros que citei e ficou excelente!!! Sem um delay sequer!
Valeu pelo tutorial!!

Henrique

HuDSON disse...

Ola Rafael

qd escrevi este tuto foi prq ja havia encontrado varias outras informações desincontradas pela Net a fora, ai resolvi juntar td o que tinha dado certo eu um unico local.

fico contente q esteja sendo util ate hj

só lembrando que em Abril teremos que começcar td de novo com a nova versao do Ubuntu 1104

espero q o pessoal da Canonical tenham visto nossas soluções e as encluam nesta nova versão

abraço

Hudson

HuDSON disse...

Henrique

eu testei o seu codigo com a saida para as legendas no MPlyaer, a legenda nao apareceram e o filme continuou cheio de delay, td quebra a imagem

entuam rodei o mesmo filme no SMPlayer e funcionou td certinho, software na parte grafica com os comandos de (frente, tras, play, pause, volume), dual-audio Portugues/Ingles e com ou sem legendas e ate em tela cheia

uma coisa q eu percebi é que sem a saida de texto do seu codigo, os comando do prompt ficavam rodando juntamente com o filme, o q nao aconteceu desta vez, ele rodou todos os comandos e depois iniciou o filme, como um buffer

vlw

Fernando Miranda disse...

Eu segui seu tutorial para instalar a placa no meu Inspiron Mini 1010, e funcionou quase 100%.

Na tela do Netbook ficou show.. muito bom mesmo. Agora qdo coloco ele para sair na minha TV (AOC 1080p) a resolução máxima que consigo é 800 x 600. Se coloco mais, ela distorce e fica sobrando tela...

Alguma idéia do que fazer?

HuDSON disse...

Bdia Fernando

eu resolvi este problema de tipos diferentes de resolucao, especificando manualmente o tamanho da minha reslucao:

a Section "Screen" já existe, basta incluir manualmente o tamanho da resolucao desejada

------------------

# vim /etc/X11/xorg.conf

Section "Screen"
Identifier "Screen0"
Device "Card0"
Monitor "Monitor0"
DefaultColorDepth 24
SubSection "Display"
Depth 8
Modes "1440x900" "1366x768" "1280x1024" "1280x960" "1280x800" "1024x768" "800x600" "640x480"
EndSubSection
SubSection "Display"
Depth 16
Modes "1440x900" "1366x768" "1280x1024" "1280x960" "1280x800" "1024x768" "800x600" "640x480"
EndSubSection
SubSection "Display"
Depth 24
Modes "1440x900" "1366x768" "1280x1024" "1280x960" "1280x800" "1024x768" "800x600" "640x480"
EndSubSection
EndSection

----------------------

abraço

Hudson

Unknown disse...

Também sou usuário do acer 751h.
Na época, encontrei solução para o problema do video utilizando a distribuição jolycloud. Otima performance, etc..etc... o único problema é na hora de dar o "velho" sleep ... existe algum bug que ele dorme e não acorda +, quando consigo faze-lo voltar a vida, fica um processo detonando a cpu, mato o mesmo.. tranquilo, mas se repetir o processo, por ele para dormir novamente não consigo + faze-lo acordar ... minha pergunta é: no ubuntu 10.x utilizando os passoas para configurar o video citado aqui no blog, esse esquema de sleep/hibernar funciona 100% ???

abraço!

Erik

HuDSON disse...

ola Erik

o processo de hibernação do Ubuntu 10.10 p mim nao funcionaou direito, ele só dorme, realmente nao acorda.

eu so consegui faze-lo acordar na versao 9.04, funcionava filé

na versao do Kubuntu kde 4, tb nao esta funcionando direito, ate p dormir esta estranho e demorado

eu ja procurei por outros foruns e ninguem soube me responder qual o pacore q falta p resolver este problema. Ja q na versao 9.04 q funcionou eram alguns pacotes adicionais q estavam faltando

caso tenha mais sorte q eu me avise, por favor

abraço

Hudson

Fernando disse...

Hudson, obrigado pela resposta.. tinha desistido do Ubuntu.. mas o Windows realmente me chateia..=/

Antes de tentar fazer o que você disse, eu instalei novamente o Ubuntu, segui todos os passos anteriores e quando reiniciei.. a tela do meu computador ficou escura, e não aparece imagem alguma, nem no monitor do note, nem no externo..

por favor veja meu post no forum, se puder dar uma luz... agradeço muito..

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,88973.0.html