quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Teste do Linux Educacional 4.0 - LE4


Em 18/01/2011 após o retorno do período de férias do Polo UAB, estou fazendo a instalação e testes com a nova versão do sistema operacional Linux Educacional 4.0 (LE4), em uma máquina de recursos modestos do laboratório de informática do Polo UAB que eu trabalho.

Trata-se de uma máquina do Proinfo Pregão 038/2006, com 512 RAM, HD 80 Gb, Celeron D Intel. 
Logo LE4


LEITOR/GRAVADOR DVD EXTERNO

Como estes computadores não possuem leitor/gravador de DVD, eu utilizei um Mini Gravador DVD Externo do meu netbook. 

Detalhe importantíssimo, o inicializar o computador com Boot (F8) pela porta USB dianteira do gabinete, o DVD não inicializa, depois de varias tentativas e quase desistir e começar a pensar na hipótese de ter que abrir o gabinite para instalar um leitor/gravador de DVD no computador é que me veio a brilhante idéia de esperar o gravaodr de DVD externo na porta traseira do gabinete, não sei por que cargas d'água mais funcionou !?!?!?!?!


TEMPO DE FORMATAÇÃO
Início: 16h10
Fim: 17h15


LAYOUT DE TECLADO
Leiatute: Brasil
Variante: Brazil - Eliminate dead keys
OBS: vai ficar faltando uma tecla para os simbolos: '?' e '/'  Mais é normal, pode proseguir!

No decorrer da formatação não houve nenhum problema.

Após reiniciar, entrou a tela de liguin e a maquina reiniciou sozinha, e voltou solicitando a configuração Proxy e o numero INEP

A versão que saiu do dia 09/12, trata-se da versão para as escolas e não a versão geral. Vem com o ProinfoDATA instalado. Solicita o número INEP na Instalação. Se o Número INEP não for informado, o sistema não será instalado. 


PRIMEIRO CONTATO

O tema verde do Desktop deixou tela muito cansativa
O sistema não ficou pesado.
Não consegui customizar as configurações da máquina, parece que tudo volta a configuração default ao reiniciar a máquina.
Os botões do MenuBar no topo da tela ficaram muito grandes.

Tela com tema verde do novo LE4


CRIAR NOVO USUÁRIO

Ao criar um novo usuário 'Aluno', em Iniciar/Sistema/KUser as permissões do grupo para este usuários estavam todas desmarcadas, a solução foi ligar uma outra máquina instalada com o LE3 e verificar as permissões para um usuário sem poderes de ADMIN:
mail
news
cdrom
floppy
tape
audio
video
plugdev
games
fuse

Caso alguém tenha alguma opinião para melhorar esta lista de permissões para usuários comuns, fico agradecido

Abraço

Hudson

6 comentários:

driluko disse...

Também instalei no laboratório onde trabalho em computadores que tem as mesmas configurações de suas máquinas. Utilizei o boot a partir de um pendrive.
Ta funcionado blz, mas apesar de ajudar não gostei de não poder alterar o site inicial, mas espero que possam nos ensinar alterar isso.

HuDSON disse...

O teste de usabilidade com atividades do cotidiano normal de tutores e alunos, foi realizados a meu pedido por 3 tutoras presenciais do Polo EaD.

O resultado não foi dos mais animadores, a execução das atividades se tornou um trabalho demorado, lentidão, tinha horas que parecia que a maquina não iria aguentar abrir o documento

Conclusão: as máquinas utilizadas neste teste possuem pouco poder de processamento e memória para rodar com o LE4, por tanto, não servem para utilização no atendimento das atividades diárias dos tutores e alunos do Polo EaD

Solução: formatar novamente a máquina e voltar para a versão LE3, que atende as necessidades de uso por parte de seus usuários.

Espero que novos testes com hardware mais potentes sejam feitos por membros da comunidade Linux e possam trazer resultados mais satisfatórios.

Ângelo Silva disse...

Olá! Instalei o LE4 em uma máquino e ele solicita o número INEP da instituição. Que número é esse?
Grato pela compreensão

HuDSON disse...

ola Angelo

o código INEP é un númeor de identificação de cada instituição de ensino criado pelo MEC

A diretora ou a secretária da sua escola com certeza sabe este número.

Na Nota Fiscal que veio junto com os computadores tb consta este numero de INEP

abraço

Carlos Henrique disse...

Realizei ontem a instalação do LE 4 em um micro do nosso laboratorio e ao finalizar o processo, a tela inicial apresenta cinco usuários para alunos (aluno1, aluno2, etc) e um para professor, porém nenhuma senha que tento e inclusive deixar em branco funciona. O que pode ser isso ele não deveria entrar com uma senha e usuário padrão?

HuDSON disse...

ola Carlos Henrique

quando eu instalei o LE4, só apareceu na tela de login o 1º usuário que foi criando no memento da instalação.

O usuário "aluno" foi criado posteriormente de modo gráfico, ai sim após reiniciar a máquina ele apareceu na tela de login: "professor" + "aluno".

Agora essa de aparecer 5 usuários aluno + 1 usuário professor eu não sei te dizer de onde veio.

Por acaso vc esta instalando em uma máquina multiterminais, talvez internamente tenha sido criado um usuário p cada máquina, se bem que o LE4 não esta habilitado oficialmente para trb com multiterminais ainda.

Hudson