quarta-feira, 18 de junho de 2008

Novo Firefox teve 8 milhões de downloads

A Fundação Mozilla informou nesta quarta-feira (18) que a nova versão de seu navegador, o Firefox 3, recebeu mais de 8 milhões de downloads em 24 horas, apesar dos problemas iniciais de acesso apresentados pelo sistema em razão do excesso de usuários. Com esse valor, a organização espera que o "Guiness" crie uma categoria para o software mais baixado em 24 horas.

Inicialmente, a fundação esperava ultrapassar o número da versão 2 do navegador, que teve 1,6 milhões de downloads no lançamento, e alcançar a marca de 5 milhões. Agora, espera a validação dos dados por parte do "Guiness" para registrar o recorde e criar a categoria.

Por volta das 18h de hoje, o Firefox 3 havia sido baixado mais de 9 milhões de vezes, sendo 197 mil no Brasil, mais que na China, com 175 mil. Nos EUA, o número de downloads era de 2,7 milhões. Para chegar esses dados, a fundação fez uma página de internet (http://www.spreadfirefox.com/) para estimular o download do produto.

Mas, congestionado, o site enfrentou problemas durante os primeiros minutos em que o download estava liberado, na tarde de ontem. Internautas relatavam que não conseguiam acessar o portal. A Mozilla admite que o problema durou por algumas horas em países como os Estados Unidos.

O Firefox é o mais forte concorrente do Internet Explorer --sua fatia de mercado dos browsers, em abril, era de 17,76% ante 74,83%. O Internet Explorer já teve o virtual monopólio desse mercado.

Os destaques do novo 'browser' ficam por conta sistema de buscas e o gerenciamento de favoritos e sites visitados. Um ícone, que fica abaixo do endereço da internet, leva a sites mais acessados pelo usuário, que não precisa fazer nada para guardá-los.

Nas buscas, outro ponto forte é a hora de digitar o endereço de um site. A barra de endereços virou um buscador interno que vasculha as páginas recém-visitadas e "favoritadas".

Nenhum comentário: