domingo, 1 de junho de 2008

PAU Windows XP SP3 x IE7


Se você usa o Internet Explorer 7 no Windows XP SP2, pode desinstalá-lo a qualquer momento, retornando assim ao IE 6. Só que, se você atualizar seu sistema para o SP3, e então resolver voltar ao IE 6, surpresa: isso não será possível!

O aviso foi dado pelo pessoal do IEBlog. O que ocorre é que, quando o IE 7 é instalado, os arquivos do IE 6 são guardados numa pasta de desinstalação junto com arquivos de outras atualizações do sistema. Caso o Service Pack 3 seja instalado nessa condição, ou seja, com o IE 7 já instalado, a referida pasta de desinstalação torna-se inválida, logo, perdem-se os arquivos do IE 6.

A questão é confusa, mas foi bem resumida pelo Brad Linder, do Download Squad. Segue abaixo uma tradução livre do último parágrafo de seu texto:

“Se você não pretende usar o Internet Explorer 7, não o instale. Ponto. Se você pretende instalá-lo, mas deseja ter a opção de removê-lo posteriormente, então você deve instalar o Service Pack 3 antes de fazer a atualização do IE 6 para o IE 7. Se você atualizou o IE antes de instalar o SP3, a única maneira de fazer o downgrade é desinstalando o SP3 inteiro, algo que não vale muito a pena devido aos problemas que pode acarretar.”

Que confusão, não?

Nenhum comentário: