domingo, 14 de dezembro de 2008

Desempenho de linguagens de programação

Quando falamos de desempenho de linguagens de programação, podemos ter diversos entendimentos, porque desempenho é um termo bem abrangente, e dentro da área de informática pode variar.

Existem diversos banchmarks na Internet que comparam diversas linguagens de programação entre si. A questão é que nenhum deles abrange todos os requisitos de desempenho.

Um exemplo clássico desses banchmarks são as famosas comparações entre Java e C++. Alguns dão ponto para o Java, outros para o C++. Isso gerou e ainda gera muitas discussões entre os desenvolvedores, mas o que pretendo explicar nesse artigo é que não podemos fazer essas comparações como base para escolha entre uma ou outra linguagem.
O que acontece é que cada linguagem tem seu perfil e foco distintos, algumas têm mais ou menos recursos, etc. Portanto acho desnecessário fazer esse comparativo.

Mas se estamos precisando mesmo de uma comparação entre linguagens, seja para análise de um projeto, seja como curiosidade, uma coisa importante também que deve ser vista é que o desempenho também não deve ser visto apenas como velocidade de processamento ou de carga de memória utilizada, como é feito normalmente, porque devemos também avaliar o processo de desenvolvimento com a linguagem, o tempo utilizado pelos programadores na criação do sistema com cada linguagem, além do tempo utilizado após o desenvolvimento do sistema, quando precisamos fazer alterações no mesmo.

Mas ganhar um bom desempenho e não depender de nenhuma linguagem é possível. Utilizando o bom e velho algoritmo! A análise detalhada de algoritmos é muito importante, principalmente quando precisamos de alto desempenho. Muitas vezes, temos muito desperdício de tempo de execução com códigos mal estruturados. Portanto nesse caso, qualquer mudança de linguagem seria inútil, pois o erro não está na linguagem, mas sim na sua implementação.

Para concluir, fpara azer comparativos de linguagens de programação, precisamos ver todas as variáveis que são realmente relevantes ao momento, e entender que uma boa implementação vale mais que qualquer coisa quando se trata de desempenho.

FONTE:
Alantiel Freire Marins
Acesso em: 14/12/2008
Desempenho de linguagens de programação
http://imasters.uol.com.br/artigo/10872

Nenhum comentário: