sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Velocidade da PenDrive

Na hora de copiar ou transferir arquivos do PC para o pendrive, é comum notar diferença de velocidade entre um dispositivo e outro. Por que isso acontece? Muita gente acredita que a capacidade de armazenamento é o que determina a velocidade do pendrive.

''Não há variação na velocidade em pendrives com capacidades diferentes porque o que faz diferença no processo é o chip e o controlador, dois componentes que estão dentro do equipamento'', diz Ricardo Shimada, da Kingston. ''Portas USB 1.1 e USB 2.0 até podem apresentar alguma diferença na velocidade, mas é desprezível no resultado geral''

Para confirmar, o UOL Tecnologia colocou 7 pendrives, com capacidades que variavam entre 2 e 32 GB, à prova. A velocidade entre eles variou muito pouco, apenas 0,2 MB/s.

Extensões e tamanho de arquivos influenciam?

A idéia do teste, além de medir a velocidade de transferência dos pendrives, era avaliar, na prática, se arquivos separados com o mesmo tamanho de um único compactado levariam mais tempo para completar a operação. O resultado mostrou que não importa a quantidade de arquivos ou a extensão deles, o que variará a velocidade é mesmo é a quantidade de bytes finais a ser transferida.

Confira,a seguir, uma seleção de pendrives que vão desde os com grande capacidade até os modelos bizarros


FONTE
UOL Tecnologia
19/12/2008
http://tecnologia.uol.com.br/album/20081217_pendrive_album.jhtm?abrefoto=1

Nenhum comentário: