segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Curso SI Unipar - 15 anos

PARANAVAÍ: CURSOS DE INFORMÁTICA COMEMORAM SUCESSO DE 15 ANOS

Claudete Werner
coordenadora do curso SI Unipar-Paranavaí

A data é motivo de comemoração por várias razões. Duas delas prevalecem: a confiança de seus acadêmicos e a trajetória de sucesso de seus egressos

Há quinze anos a Universidade Paranaense – UNIPAR abria, em Paranavaí, sua terceira Unidade-Campus, com dois cursos. Um deles na área de informática. Desde então, é oferecido continuamente no vestibular, sempre abrindo novas turmas. Qualidade e compromisso explicam a confiança depositada pelos acadêmicos e a trajetória de sucesso de seus egressos.

Investir na área de informática foi mais uma aposta certeira do Campus. O precursor foi o curso de Ciência da Computação, que iniciou suas atividades em 1994 e formou sua última turma em 2002.

Em 1999, surgia em Paranavaí mais uma oportunidade na área, o curso de Sistemas de Informação. “Grande parte dos subsídios teóricos e práticos necessários para a oferta de Sistemas de Informação veio do curso de Ciência da Computação, sendo o curso atual mais direcionado às exigências e necessidades do mercado de trabalho local e regional”, salienta a coordenadora, professora Claudete Werner, que faz parte dessa história desde 1996.

Bastante disputado, o curso já formou centenas de profissionais – 173 em Ciência da Computação e 224 em Sistemas de Informação. A maioria desfruta da boa demanda de trabalho na região. Segundo pesquisa realizada pelo professor Wyllian Fressatti, com ex-alunos de diferentes séries, 28% ganham de 3 a 5 mil reais, 56% de 1 a 3 mil reais e 6% recebem menos que mil ou mais que 5 mil. A pesquisa também confirmou que 78% estão no mercado de trabalho e mais da metade deram continuidade aos estudos.

Alguns abriram seu próprio negócio. Outros trabalham em grandes empresas, como IBM, Techresult - Microsoft Inovation Center,

Itautec, GSS – Grupo Silvio Santos (Divisão de Tecnologia da Informação), RPC TV IMAGEM, Duke Energy International, Avícola Felipe S/A, Abatedouro Frangos Canção, Sumersoft Tecnologia LTDA, Universidade Estadual de Maringá e Fafiapa.

Em relação à confiança, essa é mútua. Dos quinze professores que compõem o corpo docente do curso, cinco são egressos: Daniela Eloise Flor, Fabiano Utiyama, Gabriel Costa Silva, Késsia Rita da Costa Marchi e Luiz Arthur Feitosa dos Santos. Claudete assumiu a coordenação em 2000.

A coordenadora salienta que “as oportunidades de trabalho e a demanda constante por contratações nessa área mantêm um número satisfatório de inscritos a cada nova turma, o que faz ressaltar a importância do curso de Sistemas de Informação para o Campus e para a região”.


FONTE:
PARANAVAÍ: CURSOS DE INFORMÁTICA COMEMORAM SUCESSO DE 15 ANOS
Unipar - Notícias
http://www.unipar.br/home/principal.php?pagina=20&desc=noticia&id=1501
07/09/2009

Nenhum comentário: