quarta-feira, 7 de abril de 2010

Format C:\ e seja Feliz!

Guia sobre formatação de disco rígido ensina quando e como realizar a tarefa


Seu computador anda cada vez mais lento. De repente, abrir mais de um aplicativo ao mesmo tempo fica impossível. Cada clique do mouse leva você à beira de um ataque de nervos, com a demora na resposta.

E eis que surge aquele seu amigo com um conselho que parece mágico: por que você não formata sua máquina?


Para quem não é muito íntimo da informática, a formatação é o processo que “apaga” o sistema operacional e todos os arquivos do disco rígido do seu computador (mais especificamente, o sistema operacional é reescrito e perde a referência da localização dos arquivos).

Ela é uma opção radical, recomendada em casos como o descrito acima, quando a máquina começa a dar sinais de cansaço: depois de alguns anos de uso, muito aplicativos e arquivos instalados e desinstalados depois, o computador fica lento, não responde corretamente aos comandos e trava constantemente.

A formatação ainda é indicada em casos em que não foi possível remover um vírus do computador por softwares de segurança. Com os arquivos de sistema corrompidos, a formatação do disco rígido (ou HD) ajuda a eliminar a praga virtual.

Se após a formatação e reinstalação do sistema o computador continuar travando, isso pode indicar que há algum defeito no hardware – você pode então trocar alguns componentes ou, se nada funcionar, talvez seja o caso de pensar em comprar uma máquina nova.

Mas, se a máquina voltou a operar normalmente, o problema era em relação ao software.

Com a ajuda da equipe do Laboratório de Usabilidade da FEI, o UOL Tecnologia preparou um passo a passo para a formatação de computadores com sistema, tanto para quem não tem onde fazer um backup e como para quem tem.

Windows XP

Windows 7

Mas antes de se aventurar na tarefa, confira: alguns cuidados prévios importantes.


FONTE:
Guia sobre formatação de disco rígido ensina quando e como realizar a tarefa
ANA IKEDA
UOL. Tecnologia.
http://tecnologia.uol.com.br/dicas/software/windows/2010/04/07/formatacao-do-hd-pode-resolver-problemas-de-desempenho-e-virus-no-computador.jhtm
07-04-2010

Nenhum comentário: