terça-feira, 3 de maio de 2011

Netbook com placa gráfica Intel GMA500 não reconhecida pelo Ubuntu 11.04 Natty

Ola caros companheiros proprietários de netbook e saudosistas pelo SO GNU/Linux Ubuntu 11.04 Natty.

Nas versões anteriores (Ubuntu 10.04 e 10.10) eu juntamente com alguns companheiros blogueiros trocamos informações para solucionar o problema de não reconhecimento da placa gráfica GMA500 da Intel que equipa netbooks, assim como o meu Acer Aspire One A0751h, onde a dificuldade era encontrar o repositório certo, a instalação, configuração do acelerador gráfico para rodar vídeo e áudio simultaneamente sem travamento, além dos efeitos gráficos do Compiz.

Todos os passos-a-passos permanece documentado em meu Blog:

Intel GMA500 no repositorio para Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat
http://hudsonss.blogspot.com/2010/10/intel-gma500-no-repositorio-para-ubuntu.html
segunda-feira, 11 de outubro de 2010

A saga continua nesta nova versão do Ubuntu 11.04 Natty, a placa gráfica GMA500 da Intel simplesmente não instala.

Eu já formatei meu netbook 3 vezes, porque quando consigo instalar os drivers através do comando apt-get, com o devido repositório inserido manualmente na sources.list, ao reiniciar o equipamento entra a tela do Grub, coisa que não deveria entrar prq o HD está exclusivo para o Ubuntu, ao selecionar qualquer das opções de inicialização do Grub entra uma tela preta e não acontece mais nada, não entra nem a no modo de texto.  

Os passos que eu já realizei sem sucesso foram:
1) adicione o endereço do repositorio automaticamente
# add-apt-repository ppa:gma500/ppa

2) adicione o endereço do repositorio manualmente
# vim.tiny /etc/apt/sources.list

### GMA500 VIDEO
deb http://ppa.launchpad.net/ubuntu-mobile/ppa/ubuntu natty main
deb-src http://ppa.launchpad.net/ubuntu-mobile/ppa/ubuntu natty main

deb http://ppa.launchpad.net/ubuntu-mobile/ppa/ubuntu jaunty main
deb-src http://ppa.launchpad.net/ubuntu-mobile/ppa/ubuntu jaunty main

deb http://ppa.launchpad.net/gwibber-daily/ppa/ubuntu jaunty main
deb-src http://ppa.launchpad.net/gwibber-daily/ppa/ubuntu jaunty main

deb http://ppa.launchpad.net/gma500

deb http://ppa.launchpad.net/gma500/psb110/ubuntu natty main
deb-src http://ppa.launchpad.net/gma500/psb110/ubuntu natty main

msg erro:
W: Erro GPG: http://ppa.launchpad.net jaunty Release: As assinaturas a seguir não puderam ser verificadas devido à chave pública não estar disponível: NO_PUBKEY D0AFF96872D340A3

# KEY=72D340A3 ; gpg --keyserver subkeys.pgp.net --recv $KEY ; gpg --export --armor $KEY | sudo apt-key add -


Navegando por dentro do repositório http://ppa.launchpad.net/gma500 descobri que tem um diretório com os drivers para Ubuntu Natty.

Fora o problema do driver gráfico o que mais está me irritando é ter que ficar ouvindo as piadinhas de alguns amigos e alunos, porque como eu uso o netbook no trabalho e na aula fui obrigado e contra minha vontade a instalar o Ruindows 7.


netbook Acer Aspire Ao751h com Ruindows 7
Que desespero de ver:
- aquelas janelinhas de confirmação “Tem certeza que deseja apagar o arquivo?”
- anti-virus sendo atualizado na inicialização da máquina e travando tudo
- arquivos .docx
- mp3 abrindo no Media Player
- cavalo de troia galopando para todo lado
- atualizações indesejadas
- instalar programa e ter que reiniciar a máquina
- número serial de programa que tá espirando

Socorro me ajudem, não quero mais esse mundo das Janelinhasssss.

Acer A0751h com Fedora 14
O desempenho do netbook com o Fedora14 também não foi lá estas coisas, ficou um pouco mais lento que o Ruindows7.

Veja os comentários com mais detalhes a baixo.




netinho com Ruindows XP, que decadência :-(  

Esta foi a gota d’agua, não da para descer mais :-(



Espero do fundo do coração que alguém encontre a solução para a famigerada placa gráfica GMA500 rodando com Ubuntu 11.04


12 comentários:

Alessandro disse...

Olá Hudson, eu tenho o mesmo problema com meu Packard Bell DOTM, que possui a mesma placa mãe do seu Acer. Se vc for ler aqui:
https://wiki.ubuntu.com/HardwareSupportComponentsVideoCardsPoulsbo/
pode reparar que ainda não há um driver para Natty, somente o PSB-GFX oferece supoerte 2D para a GMA 500. O GMA 500 Team (https://launchpad.net/~gma500/+archive/emgd) ainda está trabalhando para oferece uma solução, de qualquer forma pode seguir a evolução por meio do Ubuntuforum (http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1746934). A solução é continuar por enquanto com Ubuntu 10.10... Ou voltar para o Windows XP. Seven é pesado demais e gasta mais bateria, já testei e voltei ao XP Home, que além de tudo veio original junto ao netbook... ;) Abraços.

HuDSON disse...

Bom dia Alessandro,

eu li mesmo em um fórum que o novo kernel 2.6.39 que vira futuramente terá um driver OpenSource compatível com o GMA500 da Intel.

Realmente eu nao gostei do desempenho que a maquina ficou instalada com o Ruindows7.

Se bem que eu mesmo instalei este mesmo Ruindows7 em um Acer Ao752 que é superior ao meu e vem com 3 Gb de RAM e esta rodando sem problemas.

Eu tb li que o Fedora 13 tem suporte generico ao GMA500, porem o desempenho não é dos melhores.

Bem mesmo assim ja que vou formatar meu netbook novamente por causa do baixo desempenho que o Janelinhas vem apresentando, vou instalar o Fedora13 nele, até mesmo p relembrar da minha 1ª distro, e que é show de layout.

Se de td ainda não funcionar eu testo com RuindowsXP

Abraços

HuDSON disse...

Baixando o Fedora 14 + BrOffice pt-BR, parece ser a melhor solucação até o momento, vamos esperar baixar p conferir

Projeto Fedora Brasil
http://www.projetofedora.org/download

HuDSON disse...

Continuando a saga da instalação da placa gráfica GMA500 no Netbook Acer A0751h, desta vez instalei o sistema operacional Fedora 14.

O Fedora possui um visual lindo e o melhor de tudo é que todos os atalhos de tecla e a tecla função “Fn” funcionam perfeitamente sem nenhuma configuração ou instalação adicional. Para minha surpresa, o cartão de memória da câmera fotográfica Sony foi reconhecida. Agora o melhor de tudo foi baixar a tampa do netbook, ver a maquina hibernar com um documento do Gedit iniciado e sem salvar, e ao abrir a tampa tudo voltou novamente de onde estava.

Algum pode me explicar porque a hibernação não funciona no Ubuntu e no Kubuntu?

Bom, como tudo na vida não é um mar de felicidades, eu não consegui assistir um vídeo no Youtube por falta do Plugin H.264 e MPEG-4 AAC que não vieram instalados no Firefox 3.6, e pelo gerenciador de pacotes também não consegui instalar.

Eu até que tentei instalar o Google Chrome por comando de texto “yum install google-chrome-stable”, como eu não tinha o repositório na na hora, não deu certo.

O desempenho do netbook com o Fedora14 também não foi lá estas coisas, ficou um pouco mais lento que o Ruindows7.

Ao tentar configurar os efeitos gráficos na área de trabalho, apareceu a mensagem “Gŕaficos acelerados em 3D não disponíveis”, faltou suporte 3D por parte do hardware, ou seja, a “bendita” GMA500 não foi instalada de 1ª, só se der para instalar ela por comando de texto ou outra forma, porque pelo gerenciador de pacotes também não apareceu nada sobre a GMA500.

Infelizmente vou seguir o conselho do nosso amigo Alessandro e instalar o RuindowsXP SP3, porque preciso da máquina rodando e já perdi no bom tempo em cima dela por estes dias.

É triste + é isso ai... vamos ver o desempenho da maquinhinha com um Janelinhas mais leve

Alessandro disse...

Olá Hudson,infelizmente chegou a minha mesma conclusão... Eu uso as bibliotecas do PowerDVD8 versão demo para reproduzir os vídeos H.264 etc. sem matar o coitado do Z520. Uma distribuição que testei e funciona razoavelmente em é a Pixielive (http://www.pixielive.org), mas tem um grande limite na disponibilidade de software... Vale a pena colocar num pendrive. Usei a versão anterior, a 2 RC1 nunca testei. Abs.

Antonio disse...

Olá Hudson!
-
No site http://ppa.launchpad.net/gma500/ existe uma pasta emgd-fix e outra fix.
-
Se eu alterasse o comando:
# add-apt-repository ppa:gma500/ppa
para
#add-apt-repository ppa:gma500/emgd-fix
-
Daria certo?
Tenho um netbook igual ao seu e fiquei mega desapontado com o não reconhecimento da GMA.
-
Aguardo resposta...

HuDSON disse...

Boa tarde Antonio

# add-apt-repository ppa:gma500/ppa
eu tentei com esta configuracao prq é o início da raiz da árvore de diretorios do repositorio. E tem muitas pastas e opcoes aki dentro que eu ja tentei instalar tb e não deu certo

agora esta nova pasta que vc esta sugerindo...
#add-apt-repository ppa:gma500/emgd-fix

sinceramente... só saberemos depois que vc instalar e nos contar o resultado, se a GMA foi reconhecida ou ferrou sua instalacao

eu nao vou instalar o Ubuntu novamente por pura falta de tempo.

mais espero que vc tenha suacesso e compartilhe conosco

Abraço!

Hudson

Anônimo disse...

Instale o EMGD driver para funcionar: https://wiki.ubuntu.com/HardwareSupportComponentsVideoCardsPoulsbo
Aqui funciona perfeitamente em um Dell Inspiron Mini 10 (com a GMA 500)

Anônimo disse...

Foi exatamente esse que testei e nada aconteceu... o meu é igual ao do autor do post! #sad
-
Será que terei que esperar pela próxima versão ou fazer downgrade?

Anônimo disse...

Achei um site com uma receita simples para o 11.04, inclusive para versões anteriores do Ubuntu. Lá tem competentes desenvolverdores trabalhando nisso:

https://launchpad.net/~gma500/+archive/emgd

Em resumo, os comandos são:

sudo add-apt-repository ppa:gma500/emgd
sudo apt-get update
sudo apt-get install xorg-emgd emgd-dkms
sudo emgd-xorg-conf

Anônimo disse...

Eu não instalei o 11.04, pois do 10.10 fui direto para o 11.10.
Li que vc não tem mais o AO51h, mas vou colocar a solução para quem precisar e topar com o seu blog:

SOLUÇÃO PARA O UBUNTU 11.10:

1) Com o CD de instalação normal eu não consegui instalar, então usei o Alternate.

2) Após a instalação, coloque as linhas abaixo:


sudo add-apt-repository ppa:gma500/psb-gfx
sudo apt-get update
sudo apt-get install psb-dkms

3) Reinicie o sistema e acrescente as linhas abaixo:


echo 'blacklist poulsbo' | sudo tee -a /etc/modprobe.d/blacklist.conf
sudo mv /etc/init/plymouth.conf /etc/init/plymouth.conf.disable
sudo sed -i 's/vt.handoff=7//g' /etc/grub.d/10_linux
sudo update-grub

4) Ao reiniciar, o sistema já vai estar funcionando na resolução correta, mas como no tutorial, não sei porquê manda no AO751h acrescentar mais as linha de baixo, eu obedeci, provavelmente para dar estabilidade:


echo 'blacklist acer_wmi' | sudo tee -a /etc/modprobe.d/blacklist.conf
sudo sed -i 's/GRUB_CMDLINE_LINUX=""/GRUB_CMDLINE_LINUX="acpi_backlight=vendor"/g' /etc/default/grub
sudo update-grub

5) Reinicie novamente e pronto.

Obs. Antes eu tinha feito sem reiniciar a cada passo, e me dei mal, perdi o sistema e tive que reinstalar, portanto siga a recomendação de reiniciar.


Fonte: http://ubuntuforums.org/showthread.php?p=10991520

Júnior

HuDSON disse...

ola Júnior, Edvaldo

Eu realmente não estou mais com o AO751h, troquei por um AO722 AMD Dual-Core 1.33GHz, 500 HD e 4 Gb RAM.

Mas ja tive problemas com a placa gráfica ATI, wireless e touchpad

Minha ATI nao esta 100% ainda, + estou aguardando sobrar um tempo agora no final do ano, assim q terminar as aulas p mexer nisso

Assim mesmo, muito obrigado por sua contribuição em deixar a resolução do problema registrada aki

Hudson