quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

ECLIPSE LUNAR TOTAL

Lua alaranjada na totalidade do Eclipse Lunar Total




Na quarta-feira, dia 20 de fevereiro de 2008, teremos Eclipse Lunar Total. E ele será visível em todo o território nacional a partir das 21h35min (horário de Brasília). Na verdade, ele começa na quarta-feira e acaba na madrugada de quinta-feira. A totalidade, a parte mais interessante do fenômeno astronômico, ocorre entre aproximadamente meia-noite e uma hora da madrugada.

O fenômeno pode ser facilmente acompanhado sem a ajuda de nenhum instrumento especial e sem nenhum risco para os olhos(*). Um bom binóculo pode ajudar, mas não é necessário. A diversão é garantida! Junte amigos, parentes, vizinhos, e faça a festa!



: O Fenômeno e as Suas Fases

O Sol consegue iluminar apenas a parte da Terra voltada para ele. No outro lado da esfera planetária, na sombra (ou umbra), fica escuro e é noite. A sombra não fica restrita à superfície do planeta e projeta-se no espaço na forma de um cone. Como o Sol não é uma fonte de luz puntiforme, existe ainda uma segunda região que se forma, do mesmo lado do cone de sombra, e que também projeta-se no espaço. Nesta segunda região, chamada de penumbra, chega um pouco de luz solar. Nela não há escuridão total, como na sombra, mas uma "meia luz". A figura abaixo (fora de escala) nos ajuda e entender a idéia da umbra e da penumbra.


Um eclipse lunar acontece quando a Lua Cheia, com o disco iluminado voltado para a Terra, passa através dos cones de penumbra e de umbra (ou sombra) da Terra, como mostrado na próxima ilustração (também propositalmente fora de escala).

Na medida em que a Lua vai passando através da penumbra e depois da umbra, vai ficando cada vez menos iluminada. Existem momentos importantes durante um eclipse lunar, marcados na figura acima como P1, U1, U2, U3, U4 e P4 e que determinam as fases do fenômeno e que estão ligadas ao grau de iluminação do disco lunar. Veja abaixo o significado de cada etapa e os horários em que vão ocorrer:

* P1 - Entrada da Lua no cone de penumbra da Terra: 21h35min (Brasília)
* U1 - Entrada da Lua no cone de umbra da Terra: 22h43min (Brasília)
* U2 - Início do eclipse total (Lua inteira dentro do cone de umbra da Terra): 00h01min (Brasília)
* U3 - Fim do eclipse total (Lua começa a sair de cone de umbra da Terra): 00h26min (Brasília)
* U4 - Saída da Lua do cone de umbra da Terra: 02h09min (Brasília)
* P4 - Saída da Lua do cone de penumbra da Terra: 03h17min (Brasília)

É divertido acompanhar o eclipse e ir percebendo as mudanças visuais no disco lunar na medida em que o evento evoluicomo descrito acima. Anote os horários numa folha de papel e tente observar a evolução temporal do fenômeno. É bacana!

:: A Totalidade e a Linda Lua Alaranjada

Durante a fase de totalidade, a Lua estará inteiramente imersa no cone de umbra e, portanto, deveria desaparecer por completo. Só que neste momento a atmosfera terrestre tem uma participação especial no fenômeno pois espalha a luz solar de tal forma que as baixas freqüências, próximas ao vermelho e ao alaranjando, sofrem desvio e mergulham no cone de umbra do planeta. Assim, a Lua Cheia, inicialmente prateada e bem iluminada, vai perdendo brilho ao longo do eclipse e, na fase de totalidade, adquire um tom alaranjado escuro (veja, lá no topo do post, a foto que fiz da totalidade no eclipse lunar total de março do ano passado). Este momento é o ápice do eclipse e imperdível!

:: Cobertura em Tempo Real

O início do eclipse coincide com o início das minhas aula no curso de Instrumentação Para o Ensino de Física na UNIFEOB onde leciono. Estaremos no Campus II, local alto, afastado da cidade, e com bom horizonte. O eclipse vai virar tema da aula e farei, junto com os alunos, futuros professores de Física, uma cobertura fotográfica do evento.

Por volta das 23 h as aulas terminam e retorno para casa. Daqui do condomínio onde moro, pretendo continuar a cobertura.

Se eu conseguir resultados positivos, publico aqui no blog, como já fiz em outros eclipses solares e lunares. Espero você para compartilhar o momento e as imagens comigo. Mas veja ao vivo primeiro e volte aqui só para deixar o seu comentário depois, tá?! Afinal, eclipse é bom ao vivo, em tempo real! Não perca!

(*) Eclipses solares é que são perigosos para os olhos pois a luz do Sol é muito forte. Eclipses lunares não trazem nenhum risco para o observador. Para Navegar

* Clique aqui para ver animações em Flash do fenômeno diretamente do site Shadow & Substance.

Já publicado aqui no Física na Veia!

* [08/03/2007] Eratóstenes: Quem Disse Que a Terra é Plana?
* [06/03/2007] Eclipse Lunar: Evidência de Que a Terra é Redonda
* [03/03/2007] Cobertura do Eclipse Lunar em Tempo Real
* [08/11/2006] Cobertura do Trânsito de Mercúrio Em Tempo Real
* [22/09/2006] Eclipse Solar Em Tempo Real
* [29/03/2006] Eclipses: Caprichos Cósmicos I, II e III

Nenhum comentário: