sexta-feira, 21 de março de 2008

Google lança 'Android'


A Google anunciou oficialmente em 5 de outubro de 2007 o seu sistema operacional baseado em Linux direcionado a dispositivos móveis batizado de "Android". Um resultado da aquisição da empresa de software móvel de mesmo nome em 2005 - que vai permitir que a companhia faça com que os aplicativos móveis da Google cheguem no máximo de mãos possível começando possivelmente em meados de 2008.

Apesar do sistema ser anunciado como um sistema da Google para dispositivos móveis, a responsabilidade do desenvolvimento do mesmo é da Open Handset Alliance, um conjunto de 34 empresas do ramo tecnológico e das telecomunicações.

Com o intuito de promover o sistema e incentivar a comunidade de desenvolvedores, a Google anunciou um concurso que irá premiar as melhores aplicações desenvolvidas para o sistema. O valor total dos prémios é de US$ 10 milhões e as inscrições vão até 14 de Abril de 2008.


CARACTERÍSTICAS:

Com o lançamento do SDK, caracteristicas e especificações para o Android são lentamente distribuidas.

Handset layouts
A plataforma é adaptada para ambos, dispositivos VGA maiores e os layouts mais tradicionais de smartphones.

Conectividade

O Android suporta uma grande variedade de tecnologias de conectivdade incluindo Bluetooth, EDGE, 3G, e Wi-Fi.

Mensagens

Tanto SMS como MMS são formas disponíveis de envio de mensagens.

Web browser

O web browser disponível no sistema é baseado na Framework de Código aberto conhecido como WebKit.

Máquina virtual Java
Aplicações escritas em Java podem ser compiladas em Dalvik bytecodes e executadas usando a Máquina virtual Dalvik, que é uma máquina virtual especializada desenvolvida para uso em dispositivos móveis, entretanto não é uma máquina virtual Java padrão.

Mídia

O sistema irá suportar formatos de áudio e vídeo como: MPEG-4, H.264, MP3, e AAC.

Suporte Adicional de Hardware

O Android é totalmente capaz de fazer uso de câmaras de vídeo, ecrã táctil, GPS, acelerômetros, e aceleração de gráficos 3D.

Nenhum comentário: