sábado, 28 de fevereiro de 2009

PAU no Windows

Você já sentiu vontade de quebrar o computador de tanta raiva por ele não funcionar? Se o seu micro já travou alguma vez (e com certeza já), você sabe como é essa sensação. Mas antes de se desesperar ou correr para a assistência técnica, o UOL Tecnologia preparou este guia para você sobreviver a alguns paus frequentes


1 - ''Meu computador não liga''

O micro não ligou? A Internet não está funcionando? A dica pode parecer boba, mas funciona na maioria dos casos: confira se todos os cabos estão conectados e se os aparelhos estão ligados na energia elétrica. Os cabos devem estar firmes e bem conectados. Confira também se a fonte está regulada para 110 v ou 220 v.

2 - ''Meu computador liga, mas reinicia sozinho logo em seguida'':

O problema pode ser na energia elétrica. Teste o computador em outra tomada ou com outro estabilizador.


3 - ''A fonte do computador liga, mas nada aparece no monitor e ele dá apitos agudos em intervalos regulares''

O problema é no encaixe da memória RAM, que é relativamente comum. Abra seu computador, retire as placas e as encaixe novamente.


4 - ''Meu computador liga, mas o Windows não carrega''

Verifique se há discos na unidade de CD-ROM, pen-drives, câmeras digitais ou MP3 players conectados à máquina. Por questões de segurança, diversos computadores são configurados para darem preferências aos CD ou dispositivos USB na inicialização. Retire-os e tente novamente

5 - "O computador diz que a memória é insuficiente para inicializar o sistema"

O sistema operacional possui um limite de memória. Uma versão antiga do Windows, por exemplo, 98, 95 ou Me, suporta até 512 MB de memória. O XP e o Vista, suportam até 4 GB de memória.

6 - ''Meu computador até liga, mas nada aparece no monitor''

Verifique a conexão do monitor com a energia elétrica e com a saída de vídeo do computador. Confira se o cabo está bem preso. No caso dos modelos LCD, atenção: o cabo de vídeo deve ser encaixado ao monitor da mesma maneira que é preso no computador

7 - ''Windows trava na inicialização''

Reinicie o computador e aperte a tecla F8 logo depois do carregamento da BIOS. Aparecerá um menu com diversas opções de inicialização do Windows. Primeiro teste a opção "Última configuração válida".

Caso o procedimento anterior não tenha dado resultado, repita o processo de apertar a tecla F8 logo depois do carregamento da BIOS, ligue o Windows no Modo de Segurança e siga os passos para a restauração de seu sistema. Durante o console de recuperação, lembre-se de selecionar a configuração salva nova, salva antes do computador começar a apresentar problemas.

Se as alterações sugeridas ainda não fizeram com que seu computador iniciasse normalmente, ligue o Windows no Modo de segurança e procure por mensagens de erro. Nesta opção, é possível se desinstalar os programas que tem apresentado defeito.

8 - ''O computador está lento na hora de ligar e de desligar''

Com o tempo, todas as versões do Windows acabam acumulando 'lixo' formado por entradas no Registro ou arquivos temporários deixados no sistema por programas. Alguns softs, como o Ccleaner, cumprem a tarefa de fazer uma faxina em sua máquina automaticamente, eliminando arquivos desnecessários.

9 - ''O som não toca ou o vídeo aparece''

Verifique os drivers de seu computador. Para isso, clique com o botão direito em Meu computador, vá em Propriedades e Gerenciador de dispositivos. Alguns programas, como o DriverGuide Free Scan são capazes de varrer seu sistema e conferir se sua máquina tem a última versão de seus drivers instalados. Também confira se algum programa instalado recentemente fez alguma alteração em seu sistema

10 - ''Meu monitor está com cores muito fortes ou muito fracas''

Existem duas maneiras de se corrigir as cores de seu computador: pelo Windows ou diretamente no monitor. No primeiro caso, o controle de cores pode ser feito no driver de sua placa de vídeo ou por softwares como o Microsoft Color Control Panel Applet, para o XP. No caso de fazer a calibração no monitor, consulte o manual de instruções de seu modelo

11 - "O computador trava depois de usá-lo um tempo"

As principais razões para o computador travar é falta de memória ou superaquecimento. Se você já verificou a memória RAM, talvez o problema seja na refrigeração do computador. Vale tentar trocar o cooler

12 - "O computador trava depois de usá-lo um tempo"

As principais razões para o computador travar é falta de memória ou superaquecimento. A primeira coisa a se fazer é ver se o computador travou mesmo ou só está "pensando". Tente pressionar CAPS LOCK: se a luz acender ele só está com excesso de demanda para a memória.

Então, pressione CTRL ALT DEL para entrar no Gerenciador de Tarefas do Windows. Em processos você vê o que está rodando no computador e quanta memória está exigindo. Vá em aplicativos e veja se algum programa está marcado como "Não rodando (Not running)". Clique sobre ele e, então, em finalizar. Faça isso também com os aplicativos que estão rodando em segundo plano ou com aqueles que consomem muita memória. Lembre-se, apenas, que se você fechar um programa, você pode perder tudo que estava fazendo.

13 - "O computador está lento e trava com frequência"

Se o seu computador está infectado com vírus e outros malwares, o funcionamento da máquina fica comprometida. Eles ocupam memóriam e deterioram arquivos. Para se livrar das pragas, passe um antivírus

14 - "O computador não lê o HD"

Se você perdeu arquivos ou não consegue abrir documentos, existem ferramentas de recuperação de arquivos. Já se o problema é o HD não ligar ou ser reconhecido, você ainda pode tentar ressuscitar o HD e as chances de trazer seu disco de volta à vida são grandes. Se não tiver mesmo jeito e você precisar trocar o HD, você pode salvar seus documentos e até o sistema operacional

15 - "Arquivo deu pau e não salvou as últimas alterações"

O Windows Vista vem com o ShadowExplorer que recupera uma versão específica de seu arquivo e não só a mais recente. Pelo menos uma vez por dia, o Vista cria outra cópia de seus arquivos preciosos, automaticamente.


16 - "Não consigo entrar em nenhum site"

Se você já checou o modem e ele está ligado e funcionando (com as luzes ethernet e de energia ligadas), talvez o problema esteja no Proxy (servidor que faz a conexão entre seu PC e as páginas da Internet). Para verificar vá no menu Ferramentas > Opções e então em Avançado e clique na aba Conexões no Firefox. Já no Internet Explorer o caminho é: Ferramentas > Opções de Internet > Conexões. Na caixa que se abre escolha a opção: Manual ou detectar automaticamente as configurações de proxy

17 - "Programas indesejados se abrem na inicialização"

Clique no menu iniciar, procure pelo comando Executar e digite "MSConfig". Uma caixa irá aparecer com diversas opções. Em seu topo, procure pela aba "Inicialização" e desmarque todos os programas instalados recentemente ou que você não usa mais. Reinicie o computador.

18 - "O computador travou e apareceu uma tela azul que desligou a máquina sozinha"

Blue Screen of Death (BSOD) já é famoso: quando o Windows trava e precisa ser desligado automaticamente. Para escapar da temível tela azul do Windows, confira seis dicas para identificar e corrigir as causas da BSOD

Uma das situações mais desesperadoras que podem afligir os usuários da plataforma do Windows é a chamada ‘tela azul da morte’, expressão que vem do inglês Blue Screen of Death (BSOD).

Quem já teve a oportunidade (e diga lá, quem é que ainda não passou por tal experiência?) de se deparar com ela, sabe isso ocorre quando o sistema operacional é submetido a condições não previstas pelo código. Por conta disso ele pára de funcionar e trava o computador como um todo, exibindo umas linhas de informação que costumam dizer pouco ou quase nada para o usuário comum.

Mas aqui vai uma sugestão. Antes de desligar e ligar novamente seu PC, é conveniente anotar o que está entre o primeiro parágrafo (“Um problema foi detectado...”) e aquele que começa com “Se esta for a primeira vez...”. Sugerimos copiar também tudo que aparecer abaixo de “Informações Técnicas”.

Uma vez que você tenha reiniciado o computador e que ele esteja funcionando novamente, faça uma busca na internet para localizar páginas que façam menção aos termos que você anotou.

Se esta pesquisa não trouxer resultados úteis, procure relembrar o que mudou no seu computador momentos antes de a tela de erro surgir. Algum novo hardware foi adicionado (pente de memória, disco rígido, placa gráfica)? Atualizou um driver pouco antes de o problema começar? Fez a instalação de algum novo aplicativo?
PC WORLD selecionou seis dicas que podem ajudar você a identificar e corrigir as causas da BSOD, evitando que ela volte a ser exibida.

- Driver: Caso tenha atualizado algum driver, procure restaurá-lo para a última versão funcional que você tinha dele. Vá em Iniciar, Executar (No Vista, Executar já é o suficiente), digite devmgmt.msc e aperte Enter. Clique duas vezes no dispositivo em questão e vá até a aba Driver. Então, clique no botão Reverter Drive.

- Hardware: Uma das causas mais comuns da exibição da tela azul da morte surge após a instalação de um novo dispositivo ao PC para o qual o sistema operacional não possui driver adequado. Em situações como essa, instalar uma versão mais recente do driver costuma dar fim ao problema. Cheque o site do fabricante do hardware para ver se há uma atualização disponível para o equipamento em questão ou se não existe alguma dica de como contornar esse tipo de problema. Lembre-se que outros usuários podem ter passado por situação semelhante.

- Memória: Um módulo ruim de RAM também é uma causa em potencial de panes. Caso suspeite que a memória possa ser a vilã dessa história, sugerimos que baixe e use o gratuito Memtest86+; Trata-se de um ótimo utilitário que executa uma análise profunda da saúde dos módulos de RAM instalados no PC.

- Temperatura: Anos atrás, a preocupação – real – dos usuários em manter computadores em ambientes refrigerados era enorme. Os equipamentos eram de fato muito mais sensíveis e geravam uma quantidade de calor enorme. A tecnologia evoluiu, os coolers se tornaram mais eficientes e pouca gente se lembra de que, apesar disso, os computadores continuam gerando calor. E o superaquecimento é um vilão muito comum, capaz de travar o sistema quando ultrapassa determinados limites. Vale conferir se as saídas de ar do gabinete não estão obstruídas e se as ventoinhas estão funcionando adequadamente.

- Conexões: Aproveite que o gabinete está aberto e confira se as conexões internas estão firmemente encaixadas. E não se espante se encontrar um volume de poeira enorme – aproveite para faxinar o PC por dentro – mas faça isso com o equipamento desligado e desconectado da tomada e com cuidado para não danificar os componentes que são frágeis.

- Registro - sempre ele: Como quase todos os outros grandes problemas do Windows, a culpa pode estar não em seu hardware, mas no Registro. Utilize o Restaurador de Sistema para retornar para a situação em que estava antes de o problema começar.

Uma vez resolvido o problema, faça um backup de segurança do registro do sistema, criar um ponto de restauração e fazer backup dos seus dados. Assim, sempre poderá retornar a essa situação – estável – caso venha a enfrentar a tela azul da morte novamente, caso faça alguma alteração no sistema novamente.

E se você acha que a tela azul da morte só afeta mortal como nós, saiba que ela já deixou até o então presidente da Microsoft, Bill Gates, na mão.

19 - "Computador trava e nada dá jeito"

Se você já tentou trocar a memória e o cooler, já passou antivírus, já checou todos os programas e o computador continua travando, a solução é formatar o computador e começar tudo do zero



FONTE
=====
Guia do Pau - O que fazer se seu computador travar?
UOL Tecnologia
http://tecnologia.uol.com.br/album/guiadopau_album.jhtm?abrefoto=1

Seis maneiras de tentar sobreviver à tela azul da morte do Windows
PCWorld
http://pcworld.uol.com.br/dicas/2008/11/20/seis-maneiras-de-tentar-sobreviver-a-tela-azul-da-morte-do-windows/
28/02/2009

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