sábado, 17 de outubro de 2009

Ubuntu e Kubuntu 9.10 Alpha3

ubuntu-karmic-koala

Na estrada em direcção ao lançamento final da novísima versão do Ubuntu, o 9.10 Karmic Koala, que acontecerá dia 29 de Outubro, a Cannoical (e a comunidade) acaba de lançar a versão Alpha 3 de um dos mais conhecidos sistemas operativos do Mundo. Aqui começam a delinear-se os pilares para a nova versão e os melhoramentos/novidades/inovações começam a surgir. Quais? Venha ver, são todos fantásticos ;-)

Esta nova versão do Ubuntu promete especialmente inovações em termos de usabilidade, através do brilhante projecto “One Hundred Paper Cuts” , que visa identificar e corrigir 100 bugs de usabilidade no Ubuntu.

Outras novidades serão:

• A inclusão do GRUB 2, a primeira actualização significativa do gestor de boot desde a década de 90.

• Inclusão do Linux Kernel 2.6.31, o que siginifica mais comaptibilidade de hardware e com as novas especificações tecnológicas, como é o caso do USB 3.0

• O sistema PackageKit será incluído para gestão de pacotes, em vez do PolicyKit. As mudanças mais visíveis serão no Adicionar/Remover Programas e no Gestor de Actualizações. Vejas as vantagens, as inovações e as imagens aqui.

gpk-run-application

• O leitor de música Rhythmbox será substituído pelo Banshee. O Rhythmbox estará disponível nos repositórios, mas o Banshee não deixará de ser uma boa aposta, pelo crescente número de funcionalidades incluídas e pela integração com vários serviços online (por favor, adicionem Jamendo e Magnatune ;-) ). Também o Pidgin será substituído pelo Empathy, uma decisão algo polémica. O Empathy carece ainda de algumas funcionalidades importantes, mas acredito que lá para Outubro estará em condições mais que razoáveis para “acudir” às necessidades de uma grande maioria dos utilizadores. Pode ver como testar e reportar bugs aqui.

empathy.post

• Software open-source mais actualizado, como por exemplo o OpenOffice.org 3.1 e o Firefox 3.5, entre outros…

• Novos Drivers para NVidia e Intel, que poderão resolver problemas de performance dos utilizadores, especialmente aqueles que possuem uma placa Intel, que não tiveram propriamente uma relação feliz com o Jaunty Jackalope.

• Na versão “normal”, Gnome 2.28, enquanto que o Kubuntu deverá incluir o prometedor KDE 4.3, e terá também a sua versão Netbook Remix, Plasma Netbook, que é nada mais nada menos do que o KDE optimizado tanto interna como graficamente para o seu Netbook. Quanto ao Xubuntu, trará o mais recente ambiente Xfce, ideal para computadores antigos ou para adeptos fervoros da extrema velocidade (se bem que velocidade, velocidade é com OpenBox e FluxBox’s

• Talvez este novo Ubuntu venha a incluir uma “luvada de ar fresco” em termos gráficos, com novos temas, criados por equipas de designers profissionais. Algo que já merecia.

• Sistema de ficheiros ext4 por omissão na instalação, o que, juntamente com os melhoramentos a nível do “pulmão do sistema operativo”, trará tempos de boot ainda mais rápidos.

• Possibilidade de uso do repositório GetDeb/PlayDeb, que permitirá instalar as centenas de aplicações (onde se incluem variadíssimos jogos de qualidade) presentes no site GetDeb através da norma apt, ou seja, através do Synaptic ou pelo “apt-get”.

playdeb-logo

Claro que tudo isto, não está ainda finalizado, e as funcionalidades irão ser melhoradas, algumas criadas, ao longo do tempo. Nesta Alpha 3, temos já algumas interessantes novidades:

(todas as imagens são do site Softpedia Linux, mais concretamente deste artigo, infelizmente não tive a oportunidade de testar esta Alpha)

Uma das coisas que mais nos saltará à vista, é o redesenho do GDM aka Gnome Display Manager. O que mais notará, será que agora terá um gestor de faces para alternar entre utilizadores ao fazer o login, algo que estava definitivamente a faltar no Ubuntu (apesar de facilmente se instalarem temas com Gestor de Faces).

Imagem da Softpedia:

ubuntu910alpha3-small_002a

De seguida, depois do login feito, teremos várias novidades. Duas delas são o Empathy como aplicação de mensages instantâneas, em substituição do Pidgin, e a outra é o Ubuntu One, aplicação desenvolvida por parte da Cannonical para sincronização de ficheiros (e até definições de programas) entre computadores e “on the cloud”, um pouco ao estilo do Dropbox. Para já a aplicação funciona apenas no Ubuntu Jaunty Jackalope (pelo que perde para o Dropbox, que funciona nos três sistemas operativos principais) e tem também uma interface de controlo a partir da Web, além de uma previsível integração com o Gnome e o Nautilus em especial. Oferece uma plano grátis de de 2 GB e um plano pago – 10 euros por mês – de 10 gb. Está ainda em fase Beta, pelo que a margem para crescimento é imensa.

ubuntu910alpha3-large_004

Lembra-se do notify-osd e das novas notificações do Ubuntu Jaunty Jackalope? Gostou dessas notificações? E se lhe dissesse que o bom se tornou ainda melhor?

ubutnu910alpha3-large_009

Mais retocadas, fontes mais pequenas, própria notificação mais pequena em si, um pouco mais longas. A elegância tomou conta do notify-osd, isso é inquestionável :-)

Também a applet para de troca de utilizador foi redesenhada. Agora permite aceder a informações da conta, acesso a algumas opções do sistema e a funcionalidade de “Trancar Ecrã” e “Sair”, para terminar sessão. As restantes funções relacionadas com Desligar, Reinicar, Hibernar, Suspender, estarão na opção “Desligar”, no menu “Sistema”.

ubuntu910alpha3-small_005ubuntu910alpha3-large_006

Se formos mais fundo no sistema, encontraremos duas novidades de relevo. Melhoramentos no Brasero:

ubuntu910alpha3-large_001

E o Firefox, que agora tem pré-instalada uma nova extensão, criada pela Cannonical, que torna cada nova página aberta num motor de busca baseado no Google, mas com o visual e o logótipo do Ubuntu. Algo como isto:

ubuntu910alpha3-large_003

Digam lá que não promete…

Em relação ao Kubuntu Alpha 3, as grandes novidades são o KDE 4.3 RC 2, em que o Arora Web Browser substitui o Konqueror (surpresa!), K3b 1.66 Alpha 2, AmaroK 2.1.1, várias bibliotecas QT actualizadas, o já falado Package Kit, na sua versão KDE, o KPackage Kit e ainda a plasma widget KMicroblogging na sua mais recente versão, que promete reunir todas as suas necessidades de microblogging num único widget.

ubuntu910alpha3-large_008

Quanto ao Xubuntu 9.10 Alpha 3, a grande novidade está no ambiente Xfce 4.6 e em variadíssimas aplicações actualizadas, o que de modo algum comprete a leveza do sistema ;-)

Relembro, que apesar de compreender a vossa irreprensível vontade de “agarrar” esta versão, ela é apenas Alpha, pelo que está sujeitas a imensos bugs, crashes e por enquanto a estabilidade pode não ser a melhor. Por isso, para máquinas de produção pode não ser uma escolha assim tão sensata.

Mas, tem uma máquina de testes? Então, TESTE, reporte bugs, ajude a comunidade e o Ubuntu.

Faltam apenas alguns meses para o lançamento final. Será que aguentam sem fazer o upgrade tanto tempo? Na 2ª Beta está definida a minha data de upgrade.

E tu, que ainda não experimentaste Ubuntu ou outra distribuição GNU/Linux, será que estás pronto para um sistema verdadeiramente à tua altura?

FONTE:
Ubuntu 9.10 Karmic Koala Alpha 3 – Koala a meio caminho
Daniel Rodrigues
Kerodicas
http://www.kerodicas.com/downloads/software/linux/artigo=24078
17/10/2009